sábado, 4 de fevereiro de 2017

Partidos Políticos e Organizações Públicas


Partido dos Trabalhadores da Coreia

O Partido dos Trabalhadores da Coreia foi fundado a 10 de Outubro do Ano Juche 34 (1945). O PTC é um partido revolucionário de tipo Juche fundado pelo grandioso camarada Kim Il Sung e actualmente liderado pelo camarada Kim Jong Un. O partido herdou as tradições revolucionárias estabelecidas no período da luta revolucionária anti-japonesa e guia-se unicamente pela ideia Juche em todas as suas actividades. O seu objectivo imediato é atingir a completa vitória do socialismo na parte norte da Coreia e desempenhar as tarefas da libertação nacional e da revolução democrática popular em todo o país;

O seu objectivo principal é modelar toda a sociedade à ideia Juche e construir uma sociedade comunista. O PTC é o Estado-Maior político que organiza e lidera a luta revolucionária e o trabalho de construção da Coreia de modo coordenado. Assume a plena responsabilidade pelo destino de todo o povo coreano.

Partido Social-Democrata Coreano

O Partido Social-Democrata Coreano foi fundado a 3 de Novembro do Ano Juche 34 (1945) por intermédio de pequenos empresários, mercadores, artesãos, pequeno-burgueses, alguns camponeses e por cristãos das aspirações anti-imperialistas e anti-feudais das massas e exige a eliminação do rescaldo do governo imperial japonês e a construção de uma nova sociedade democrática. O seu principal ideal mobilizador é a social-democracia nacional de acordo com as condições históricas e as características nacionais da Coreia e o seu mote político base são a independência, a soberania, a democracia, a paz e a defesa dos direitos humanos.

Partido Chondoista Chongu

O Partido Chondoista Chongu é um partido democrático fundado a 8 de Fevereiro do Ano Juche 35 (1946). A sua militância consiste principalmente de camponeses chondoistas. Fui fundado com o objectivo de se opor à agressão e à subjugação imperialista, participar no labor de assegurar a independência nacional e construir um país rico, forte e democrático com o ideal patriótico de “defender o país e providenciar o bem-estar do povo” e com o espírito independente de “correr com os ocidentais e com os japoneses.”

Actualmente este partido contempla como tarefa mais importante estabelecer a harmonia entre todas as camadas da sociedade, fortalecendo a solidariedade entre elas e construir uma sociedade de bem-estar popular com uma economia nacional independente e fortemente desenvolvida e uma cultura nacional de inspiração Juche.

Este partido assume que a linha da tripla revolução ideológica, tecnológica e cultural do PTC é uma bandeira comum à nação que demonstra claramente a via para a concretização do seu objectivo de construir uma sociedade de bem-estar popular, e bate-se pela concretização desse ideal.

Frente Democrática Para a Reunificação da Pátria

A Frente Democrática Para a Reunificação da Pátria foi fundada a 22 de Julho do Ano Juche 35 (1946). Considera como seu principal dever reunir, na base de alianças operário-campesinas, todas as forças democráticas desejosas da liberdade e da independência do país em redor do grande líder e camarada Kim Jong Un, não importando a sua função, género, religião e filiação partidária, apoiando activamente e propagandeando a sua linha revolucionária bem como as suas políticas pela reunificação independente e pacífica do país, organizando e mobilizando amplos sectores das massas para que esta luta nacional se concretize.

Liga da Juventude Socialista Kim Il Sung

A Liga da Juventude Democrática da Coreia, predecessora da Liga da Juventude Socialista Kim Il Sung, foi fundada como organização juvenil de massas a 17 de Janeiro do Ano Juche de 35 (1946), após a libertação. Posteriormente foi fortalecida e desenvolvida até se transformar na Liga da Juventude Socialista Trabalhista da Coreia para fazer face às necessidades da revolução em andamento.

Na ocasião do 50º aniversário da sua fundação em Janeiro do Ano Juche de 85 (1996), foi rebaptizada de Liga da Juventude Socialista Kim Il Sung e entrou numa nova fase do seu desenvolvimento. A liga é uma organização militante de jovens que irão perpetuar a revolução coreana. É a reserva fiduciária e reforçadora do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Guia-se unicamente pelas ideias revolucionárias do grande camarada Kim Il Sung.

O seu objectivo geral é equipar as massas juvenis com a ideia Juche e formá-las como sucessoras fiáveis da causa revolucionária Juche. Conta com mais de 5 milhões de militantes.

Federação Geral dos Sindicatos da Coreia

A Federação Geral dos Sindicatos da Coreia é uma organização política revolucionária das massas trabalhadoras. Foi fundada a 30 de Novembro do Ano Juche de 34 (1945). Conduz a educação ideológica necessária para que os seus membros compreendam plenamente a ideia Juche e faz com que se tornem parte da construção socialista e da organização da economia socialista com a atitude digna dos mestres. Conta com organizações nos vários ramos da indústria.

Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas da Coreia

O Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas da Coreia é uma organização política de massas de trabalhadores agrícolas fundada a 31 de Janeiro do Ano Juche de 35 (1946). Concretiza a formação ideológica necessária para dotar os trabalhadores agrícolas com a ideia Juche e faz com que desempenhem com sucesso as necessárias revoluções ideológica, tecnológica e cultural no interior do país de acordo com a via indicada pelas Teses Sobre as Questões Socialistas Rurais no Nosso País.

Sindicato Democrático das Mulheres Coreanas

O Sindicato Democrático das Mulheres Coreanas é uma organização política de massas que reúne as mulheres trabalhadores fundado a 18 de Novembro do Ano Juche de 34 (1945). Conduz a formação ideológica necessária para armar as mulheres com a ideia Juche, transformando-as em revolucionárias e assimilando-as na classe trabalhadora, promovendo a transformação de toda a sociedade e dos padrões da classe trabalhadora, realçando o seu papel na revolução e na construção.

Além destas organizações, existem ainda organizações públicas como o Comité Para a Pacífica Reunificação da Pátria, o Sindicato dos Jornalistas Coreanos, a Federação Geral dos Sindicatos da Literatura e das Artes da Coreia, o Comité Nacional da Paz, a Associação Democrática dos Advogados Coreanos, o Comité dos Estudantes Coreanos, o Comité Coreano Para a Solidariedade com os Povos do Mundo, o Comité Coreano Para a Solidariedade Afro-Asiática, a Federação dos Budistas Coreanos, a Federação dos Cristãos Coreanos, o Comité Central de Orientação da Igreja Chondoista Coreana e a Associação dos Católicos Coreanos.

Com tecnologia do Blogger.