A Autoridade Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial da RPDC tornou público no passado Domingo o relatório referente ao bem-sucedido lançamento do satélite de observação Kwangmyongsong-4.
De acordo com o relatório:
Os cientistas e os técnicos da Autoridade Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial da RPDC obtiveram sucesso em conseguir colocar e órbita o recém-desenvolvido satélite de observação terrestre, Kwangmyongsong-4, em consonância a planificação para 2016 do programa de 5 anos para o desenvolvimento aeroespacial.
O foguetão de transporte Kwangmyongsong decolou do Centro Espacial Sohae, no Município de Cholsan da província Phyongan Norte, às 09:00 do dia 7 de Fevereiro do ano Juche 105 (2016). O satélite entrou na sua órbita pré-programada às 09:09:46, 9 minutos e 46 segundos após a sua decolagem.
O satélite irá circundar a órbita polar num perigeu de 494.6km de altitude e um apogeu de 500km de altitude, com um ângulo de inclinação de 97.4 graus. O seu ciclo é de 94 minutos e 24 segundos.
Instalados no Kwangmyongsong-4 encontram-se vários aparelhos de medição e telecomunicações necessários para a observação terrestre.
O sucesso alcançado com o lançamento do Kwangmyongsong-4 é um dos orgulhosos frutos da política do Partido dos Trabalhadores da Coreia na importância que tem dado à ciência e à tecnologia no atempado desenvolvimento das capacidades científicas, tecnológicas, económicas e defensivas do país, exercendo legitimamente o direito à livre utilização do espaço com propósitos independentes e pacíficos.
O rastro fascinante de vapor do satélite Juche no céu claro e azulado da Primavera de Fevereiro, no despertar do Dia da Estrela Brilhante, o maior feriado nacional da Coreia de Kim Il Sung, é uma oferenda que manifesta a mais intensa lealdade, por parte dos nossos cientistas e técnicos espaciais, ao grande camarada Kim Jong Un, ao nosso honrado partido, ao Estado e ao povo.
A Autoridade Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial da RPDC irá, futuramente, lançar para o espaço mais dois satélites Juche, fiéis à grandiosa política do Partido dos Trabalhadores da Coreia em realçar a importância da ciência e da tecnologia.